após a transição

Ex-Secretário Estadual da Saúde, Gabbardo é exonerado de ministério

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)

O médico gaúcho João Gabbardo dos Reis foi exonerado do Ministério da Saúde nesta quarta-feira. Considerado o "número 2 de Mandetta", Gabbardo era Secretário-Executivo da pasta e já havia informado que deixaria o cargo após a transição do ministro Luiz Henrique Mandetta para Nelson Teich. Ele também já foi Secretário Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.

20% dos leitos de UTI para Covid-19 estão ocupados em Santa Maria

Agora, o novo secretário-executivo é o general Eduardo Pazuello, nome indicado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro. 

Anunciado na semana passada por Teich, o ministro afirmou que o general tem experiência em logística e que deverá contribuir no combate ao coronavírus: 

- A impressão que tenho é que a gente tem que ser muito mais eficiente do que a gente é hoje. A gente está falando de logística, compra e distribuição. Ele é uma pessoa muito experiente nisso. É uma pessoa que vem trazendo contribuição num momento em que a gente corre contra o tempo - afirmou Teich.

INSS vai prorrogar auxílio-doença automaticamente até agências reabrirem

Pazuello é conhecido por ter participado da operação Acolhida para recepção de refugiados venezuelanos. Em suas primeira declarações como novo secretário-executivo do Ministério da Saúde, o general defendeu a aplicação de medidas isoladas e específicas para cada região do país no enfrentamento ao novo coronavírus como forma de manter o país "funcionando, trabalhando e produzindo".

Na última segunda-feira, ele participou pela primeira vez da entrevista coletiva da pasta para divulgar as ações de enfrentamento à pandemia ao lado do ministro Nelson Teich e do secretário de vigilância em saúde da pasta, Wanderson Oliveira.

*Com informações da Folhapress

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitos admitem possibilidade de atraso e parcelamento de salários dos servidores

Próximo

Salários de abril começam a ser pagos nesta quinta pelo Estado

Política